Bandeira de Angola Bandeira do Brasil Bandeira de Cabo Verde Bandeira Guiné Bissau Bandeira Guiné Equatorial Bandeira de Moçambique Bandeira de Portugal Bandeira de São Tomé e Principe Bandeira de Timor-Leste
Início > Noticias
 
dia mundial das alfandegas
Dia Mundial Alfandegas
26 de Janeiro

​Instituído pela Organização Mundial das Alfândegas (OMA) o Dia Mundial das Alfândegas celebra-se a 26 de Janeiro, comemorando este dia do ano de 1953, em que ocorreu a sessão inaugural do Conselho de Cooperação Aduaneira (CCD), em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião participara dezassete países europeus. Em 1994 o CCD passou a designar-se Organização Mundial da Alfândega (OMA), contando hoje com 19 países membros.

O Secretário Geral da Organização Mundial das Alfândegas decidiu que o ano de 2017 será dedicado à promoção da análise de dados sob o slogan “Análise de Dados para uma Gestão Eficaz das Fronteiras”, por considerar que atualmente a recolha e subsequente análise de dados constituem ações chave para o processo de modernização das Alfândegas.

A análise de dados pode conduzir as Alfândegas a novos níveis de sucesso em questões de Cumprimento e Facilitação, permitindo:

  1. A melhoria da gestão de risco que sustenta melhores forma de deteção de irregularidades, tráfegos ilícitos, o movimento suspeito de pessoas e de fluxos financeiros e o comércio lícito;
  2. A aprendizagem de atividades históricas como forma de prever comportamentos de operadores económicos e passageiros;
  3. Colaborar com outras agências governamentais para alavancar a sua experiência e peritagem;
  4. Realizar pesquisas quantitativas para aumento do conhecimento;
  5. Reforçar a avaliação do desempenho para melhorar as ações e a integridade dos funcionários. A análise de dados pode apoiar em grande medida na concretização dos objetivos centrais das Alfândegas, desde a arrecadação de receitas, à segurança fronteiriça, coleta de estatísticas comerciais e a Facilitação do Comércio.

Para se alcançarem estes benefícios, as Administrações Aduaneiras devem tomar como prioridade estratégica a Análise de Dados e adquirir tecnologia de ponta, estabelecer políticas adequadas de automatização, recrutar peritos para a coleta e análise de dados e atuar com base nos dados.

Como parte desta iniciativa, a OMA vai realçar a promoção de algumas das suas ferramentas como o CEN, TRS, análises de dados sobre Exportação e Importação, a Avaliação do Desempenho, e o Modelo de Dados da OMA, além de abordar intensivamente o tema durante a Conferência sobre Informação e Tecnologia, a Conferência Global sobre Trânsito,  e o Fórum da Tecnologia e Inovação que terão lugar em 2017.

O tema, “Análise de Dados”, será lançado oficialmente a 26 de Janeiro de 2017, quando a celebração do Dia Internacional das Alfândegas.

Skip Navigation LinksDia-Mundial-Alfandegas