No âmbito da cooperação bilateral entre a Administração Geral Tributária (AGT) de Angola, e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) de Portugal, foi solicitada a Visita técnica à Direção de Serviços de Formação (DSF) da AT para duas funcionárias da área dos RH – a chefia do Departamento de Formação e Gestão de Desempenho e uma técnica do Departamento de Formação – área de levantamento das necessidades de formação, gestão da base de formadores e avaliação do impacto da formação.
A Visita técnica decorreu em Lisboa, no Campo dos Mártires da Pátria, no dia 7 de abril e no Edifício Satélite, nas Amoreiras, nos dias 8 e 9 de abril.
A sessão de abertura contou com as intervenções da Sra. Subdiretora-Geral da área de Recursos Humanos e Formação, Dra. Ângela Santos, que deu as boas vindas às participantes, desejando a todos uma profícua reunião de trabalho, tendo salientado a importância da partilha de conhecimentos e de experiências e da colaboração institucional entre as administrações aduaneiras, contribuindo para uma aprendizagem mais eficiente das boas práticas e o reforço da capacitação dos funcionários nesta área. Pela Direção de Serviços de Formação, o seu Diretor, Dr. José Aleixo, destacou, igualmente, a relevância desta área dos Recursos Humanos e Formação nas instituições e a importância, cada vez maior, das ferramentas informáticas de gestão nestas áreas e, em representação do Secretariado Permanente das Alfândegas da CPLP, a Dra. Deolinda Simões, realçou os laços institucionais e de amizade entre ambos os países e o incremento da cooperação, em diversas modalidades, manifestando-se numa ajuda ao desenvolvimento e modernização institucional.
A Visita teve por objetivo perceber a organização e funcionamento da Direção de Serviços de Formação, para colher experiências e boas práticas, visando, também, medir e comparar a eficácia dos sistemas de formação da AGT com os referenciais da AT, contribuindo para uma estratégia mais robusta de avaliação das suas ações formativas, referindo que tem sido determinante a colaboração da AT, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela AGT.

Nas instalações do Campo dos Mártires da Pátria decorreu a Visita ao Centro de Formação e a apresentação do Modelo de Aprendizagem da AT.
No edifício Satélite da AT, a visita contou com a colaboração de diversos formadores das seguintes Equipas:
- Equipa de Competências- Equipa de Aprendizagem- Equipa de Conteúdos, tendo sido possível participar na componente prática com um exercício de “entrevista" e - Equipa de Gestão de formação
Com realce, ainda, para a apresentação dos seguintes sistemas:
- SGQC – Sistema de Qualificações e Competências e
- SGF – Sistema de Gestão de Formação
Foram sendo colocadas várias questões, durante a visita, tendo sido referido pelas formandas que todas as matérias foram ao encontro do que pretendiam apreender e que o objetivo gizado, foi cumprido.
Em nome do Secretário-Geral, Dr. Rui Canha, no encerramento, a representante do Secretariado Permanente agradeceu a participação de todos os colegas formadores e dos temas apresentados em consonância com o solicitado.
A coordenação desta visita esteve a cargo da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais (DSCRI), da Autoridade Tributária e Aduaneira, de Portugal, tendo contado com a colaboração e execução do programa a pela DSF.