Bandeira de Angola Bandeira do Brasil Bandeira de Cabo Verde Bandeira Guiné Bissau Bandeira Guiné Equatorial Bandeira de Moçambique Bandeira de Portugal Bandeira de São Tomé e Principe Bandeira de Timor-Leste
Início > Noticias
 
Entrega de Diploma de Membro Honorário
Lisboa 15 de Fevereiro de 2018

​Na sequência da aprovação da" Deliberação da XXXII Reunião do Conselho de Diretores-Gerais das Alfândegas da CPLP" reunião esta  que teve lugar em Maputo de 21 a 24 de novembro de 2017,. o Dr. Francisco Curinha, Secretário-Geral da Conferência dos Diretores-Gerais das Alfândegas da CPLP, entregou no passado dia  9  ao Dr. João Manuel Almeida de Sousa o diploma de Membro Honorário da Conferência dos Directores-Gerais das Alfândegas da CPLP". 

O estatuto de Membro Honorário visa distinguir personalidades que se destacaram "pelos seus contributos especiais para o aprofundamento da cooperação entre os países da CPLP, quer na qualidade de membros do Conselho dos Diretores-Gerais das Alfândegas da CPLP, quer enquanto membros de instituições nacionais ou internacionais", merecendo a homenagem daquele Conselho.

 

O Dr. João Manuel Almeida de Sousa teve uma longa carreira aduaneira ao serviço das Alfândegas portuguesas, onde chegou a desempenhar funções de Diretor-Geral., tendo ainda desempenhado funções na Comissão Europeia. Foi no desempenho das funções de liderança das Alfândegas de Portugal que deu provas de grande empenho na cooperação entre as Alfândegas da CPLP.

 

Reconhecida pelo seus contributos para a cooperação aduaneira no quadro da CPLP que em reunião realizada em 2010 na cidade de Maputo. No passado mês de Novembro, em reunião realizada na mesma cidade a Conferência dos Diretores-gerais da CPLP deliberaram que fosse entregue ao Dr. João Manuel de Almeida Sousa o título que confirma aquele estatuto.

 

O Dr. João Manuel de Almeida Sousa agradeceu e pediu que este agradecimento fosse transmitido a todos os membros da Conferência, bem como "a honra e o orgulho e a satisfação" com que recebeu o diploma, dirigindo um agradecimento especial a Moçambique e ao seu Diretor-Geral das Alfândegas, Aly Dauto Maillá.

Skip Navigation Linksdiplomamembrohonorario23022018