Início > Noticias
 
​56ª Reunião do Grupo de Trabalho da CPLP sobre o ...
Lisboa - Videoconferência, de 28 de junho a 9 de julho de 2021

56ª Reunião do Grupo de Trabalho da CPLP sobre o Sistema Harmonizado (GTSH)

Decorreu por Videoconferência, de 28 de junho a 9 de julho de 2021, a 56ª Reunião do Grupo de Trabalho da CPLP sobre o Sistema Harmonizado (GTSH).

A presente reunião estava prevista realizar-se presencialmente, em Maputo, Moçambique, no primeiro semestre do corrente ano, no entanto devido a situação que se vive provocada pelo COVID19, foi decidido que a mesma se iria realizar por Videoconferência, via Webex, tendo para o efeito sido essencial o apoio da Direção de Serviços de Formação da AT para que a reunião se realizasse nestes moldes.

O objetivo deste grupo de trabalho é a obtenção de um texto harmonizado em língua portuguesa da Nomenclatura do Sistema Harmonizado e das respetivas Notas Explicativas.

Esta reunião contou com a presença de um elevado número de Representantes de Angola (AO), Brasil (BR), Cabo Verde (CV), Guiné-Bissau (GB), Moçambique (MZ) Portugal (PT), São Tomé e Príncipe (STP), Timor-Leste (TL) e com a participação da Representante das Alfândegas da CPLP na OMA, Dra. Ester Afonso.

O Dr. Rui Candeias Canha, Diretor de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais, deu inicio à reunião dando as boas vindas a todos os participantes e desejando que a mesma atingisse os seus objetivos. Referiu a importância deste Grupo de Trabalho, o mais antigo no âmbito da Cooperação Aduaneira.

A delegação portuguesa, em representação da Autoridade Tributária e Aduaneira, foi constituída pelo Chefe de Divisão da Nomenclatura e Gestão Pautal, Dr. David Almeida e pelos Inspetor Tributário e Aduaneiro, Dr. Bruno Monteiro da Direção de Serviços de Tributação Aduaneira.

A sessão de encerramento contou com a presença da Sra. SDG da Área de Gestão Aduaneira, Dra. Paula Raposo, que enalteceu o empenhamento do grupo para que os trabalhos possam atingir os seus objetivos tendo ainda apelado à participação de todas as administrações nas reuniões dos Comités da Organização Mundial das Alfândegas, que tem tradução para português.

Esta ação realizou-se no âmbito do Programa Integrado de Cooperação e Assistência Técnica com as Alfândegas da CPLP (PICAT VI), aprovado na XXXIII Reunião do Conselho de Diretores-Gerais das Alfândegas da CPLP, que decorreu em novembro de 2018 em Lisboa.

A sua coordenação esteve a cargo da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais, tendo sido coordenada pela Inspetora Tributária e Aduaneira, Dra. Paula Pereira, membro do Secretariado Permanente.

 

Skip Navigation Links20210719