Início > Noticias
 
Apreensões de cocaína proveniente do Brasil
Lisboa, 14 outubro 2021

Alfândega do Aeroporto de Lisboa

Apreensões de cocaína proveniente do Brasil

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Alfândega do Aeroporto de Lisboa, no âmbito das suas competências de controlo da fronteira externa da União Europeia, procedeu à apreensão de cerca de 6,5 quilos de cocaína a um passageiro de nacionalidade brasileira, que viajava com proveniência do Brasil.

Uma das principais responsabilidades da AT é o controlo das mercadorias que, através de Portugal, entram na União Europeia, assegurando não apenas a cobrança dos impostos e dos direitos aduaneiros devidos, mas sobretudo a proteção e segurança da sociedade, designadamente através do combate ao tráfico de mercadorias ilícitas.

O produto estupefaciente estava dissimulado no fundo falso da mala de porão que o acompanhava, tendo sido possível detetar a presença da droga através de exame Raio-X e revisão de bagagem do viajante "correio" de droga.

O passageiro detido e o produto estupefaciente apreendido pela AT foram entregues à Polícia Judiciária, na sua qualidade de órgão de polícia competente para a investigação criminal do tráfico de estupefacientes, de acordo com a legislação em vigor.

Esta apreensão constitui o culminar de um conjunto de apreensões de cocaína, pela Alfândega do Aeroporto de Lisboa, nas últimas semanas (a 16 de setembro, a 28 de setembro, a 8 de outubro e a presente apreensão), num total de mais de 18 quilos de cocaína, transportada por passageiros de nacionalidade brasileira em voos provenientes do Brasil, com um modus operandi similar. O valor dos estupefacientes em causa poderá exceder 1 milhão de euros.

 

Autoridade Tributária e Aduaneira, 14 de outubro de 2021

Skip Navigation Links20211014A