Início > Noticias
 
Apreensão de Tabaco
Direção de Serviços Antifraude Aduaneira, 19 maio 2022

Detetado armazém para produção ilegal de tabaco para cachimbo de água

 

No âmbito da investigação criminal, a Inspeção Tributária e Aduaneira da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Direção de Serviços Antifraude Aduaneira (DSAFA), na qualidade de Órgão de Polícia Criminal, detetou em Vizela um armazém utilizado para produção ilegal de tabaco para cachimbo de água. 

 

Dentro do armazém foram encontradas e apreendidas máquinas e mercadorias que permitiam o corte da folha de tabaco, a sua mistura com outras matérias primas, como corantes, glicerina e açúcar, para posterior embalamento com vista à comercialização de tabaco para cachimbo de água (shisha), tudo num valor comercial de cerca de 80 mil euros.

 

O tabaco apreendido, 231 kg em folha e 511Kg de shisha, teria causado um prejuízo ao Estado, em sede de Imposto Especial sobre o Consumo do Tabaco e IVA, de aproximadamente 60 mil euros.

 

O armazém encontrava-se arrendado a indivíduos de nacionalidade estrangeira, que se encontram referenciados na Europa por comercializar shisha contrafeita da marca Al Fakher, através de uma empresa portuguesa.

 

 

Skip Navigation Links20220530C