Bandeira de Angola Bandeira do Brasil Bandeira de Cabo Verde Bandeira Guiné Bissau Bandeira Guiné Equatorial Bandeira de Moçambique Bandeira de Portugal Bandeira de São Tomé e Principe Bandeira de Timor-Leste
Início > Noticias
 
Seminário "Barreiras Tarifárias e Não Tarifárias
Guiné-Bissau, Bissau, 20 - 22 fevereiro 2023

 

 

O Seminário sobre "Barreiras Tarifárias e Não Tarifárias" realizado entre as Alfândegas da CPLP, encontra-se previsto no programa multilateral do PICAT VII, decorreu de 20 a 22 de fevereiro de 2023, tendo sido a Guiné-Bissau, o país anfitrião.

A cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau, Dr. Mamadu Baldé estiveram presentes e, também, intervieram o Senhor Diretor-Geral das Alfândegas da GB, Dr. Domenico Sanca, o Senhor Tenente Coronel da Guarda Nacional-B.A.F., Bernardo Cabral, o Assessor do Diretor-Geral, Dr. António Seidi e o Representante das Alfândegas da CPLP, Dr. Ângelo Silva, da ATG de Angola

O Seminário foi presidido pelo Dr. António Seidi, Assessor para a área das Receitas e secretariado pela Dra. Deolinda Simões, Inspetora Tributária e Aduaneira, da DSCRI, da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal e membro do Secretariado Permanente das Alfândegas da CPLP (SP).

O Seminário contou com a participação dos 9 Países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde (presencial e virtual), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique (virtual), Portugal, S. Tomé e Príncipe, Timor-Leste (virtual), que dinamizaram este evento, na qualidade de oradores, com a participação da Dra. Sílvia Lopes, Inspetora Tributária e Aduaneira, da Direção de Serviços de Regulação Aduaneira, em representação da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal, também como oradora.

Contou igualmente, com a participação e intervenção de Convidados:

   - Institucionais: B.A.F. (Brigada de Ação Fiscal); DGCI - (Direção-Geral de Contribuições e Impostos); DGP – (Direção-Geral do Plano); DGE – (Direção-Geral da Economia)

   - Setor privado: CCIAS (Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços); ANDOCAD (Associação Nacional dos Despachantes Oficiais e Caixeiros Despachantes)

 - Representante do FMI, o Conselheiro de Assistência Técnica do Fundo Monetário Internacional, Marco Siqueira que se encontrava na Guiné-Bissau para reuniões de trabalho com a DGA. em missão, tendo destacado a grande importância das Alfândegas no desenvolvimento do comércio, especialmente para reduzir as barreiras não tarifárias.

No âmbito da Agenda de trabalho aprovada, foram apresentados os temas sobre a temática do Seminário os quais suscitaram o interesse dos presentes seguindo-se os respetivos debates e troca de experiências. salienta-se que foram analisados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos:

  • Proposta da Pauta Aduaneira versão 2022 do SH – Tarifas e Procedimentos

  • Imposto de Importação - normas e sistema

  • Novo Modelo de Desembaraço de Pequenas Encomendas

  • Barreiras Tarifárias e Não Tarifárias

  • Apresentação geográfica e da Administração das Alfândegas da Guiné Equatorial

  • A desobrigação do uso do Despachante Aduaneiro como medida de remoção da barreira não tarifária

  • Classificação Internacional de Medidas Não Pautais

  • O estado atual das Barreiras Tarifárias em São Tomé e Príncipe – breve abordagem

  • Integração de Medidas Não Pautais na Pauta Aduaneira de Portugal

  • Relacionamento entre o setor privado e a DGA da Guiné-Bissau e as vantagens da Integração

  • Valoração aduaneira versus barreiras não tarifárias.

 O Seminário contou com uma ativa e interessada participação de todas as Delegações e dos Convidados presentes, com a confirmação dos bons resultados obtidos na execução do Programa PICAT e a vontade manifestada no reforço da continuação das ações, propiciadores do fortalecimento da Cooperação Aduaneira entre todos os países da CPLP, tendo sido alcançados os seus objetivos.

Este Seminário realizou-se no âmbito do calendário do programa multilateral do PICAT VII e das ações nele previstas para 2023, tendo sido a primeira ação realizada, na retoma da atividade pós-pandémica, em modo presencial, esteve a cargo da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais, da Autoridade Tributária e Aduaneira, de Portugal, e do Secretariado Permanente das Alfândegas da CPLP, teve a Coordenação da Dra. Deolinda Simões, membro do SP e Inspetora Tributária e Aduaneira da AT.

 

 

Skip Navigation Links20230306