Bandeira de Angola Bandeira do Brasil Bandeira de Cabo Verde Bandeira Guiné Bissau Bandeira Guiné Equatorial Bandeira de Moçambique Bandeira de Portugal Bandeira de São Tomé e Principe Bandeira de Timor-Leste
Início > Noticias
 
18ª Reunião Grupo de Trabalho da CPLP Sobre a Conv...
Brasil, São Paulo, 20-23 março 2023

 

 

18ª REUNIÃO GRUPO DE TRABALHO DA CPLP SOBRE A

      CONVENÇÃO DE QUIOTO REVISTA (GT-CQR)

 

A 18ª Reunião do Grupo de Trabalho da CPLP sobre a Convenção de Quioto Revista (GT-CQR) realizado entre as Alfândegas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), encontra-se previsto no programa multilateral do PICAT VII, tendo sido o Brasil o país anfitrião a qual decorreu em São Paulo, de 20 a 23 de março de 2023, cujo evento foi promovido pela Subsecretaria de Administração Aduaneira em parceria com a 8ª Região Fiscal, da Receita Federal do Brasil.

A cerimónia de abertura foi presidida por Sua Excelência o Senhor Subsecretário de Administração Aduaneira, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, Dr. Jackson Aluir Corbari e intervieram, também, pelo Brasil, a Dra. Kelly Morgero da Receita Federal do Brasil e pela AT de Portugal, a Dra. Deolinda Simões, do Secretariado Permanente das Alfândegas da CPLP e Coordenadora do GT-CQR.

A 18ª Reunião do GT sobre a Convenção de Quioto Revista contou com a presença e participação do Superintendente Adjunto da RF08, o Delegado da Alfândega de Guarulhos, o Delegado Adjunto da Alfândega de Santos, o especialista do Conselheiro do Conselho de Recursos Administrativos e Fiscais - Exmo. Professor Rosaldo Trevisan, uma referência do Direito Aduaneiro a nível internacional e servidores da Suana e da Coana. E contou, igualmente, com a participação de Delegações de 6 Países da CPLP: Angola, Brasil, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste, que dinamizaram este evento, na qualidade de oradores, com a participação da Dra. Paula Mota, Diretora de Serviços de Regulação Aduaneira, em representação da Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal, também como oradora, bem como a Representante das Alfândegas da CPLP na OMA, Dra. Nair Gomes, totalizando 15 participantes.

Foi salientado que a CQR representa um marco importante para a facilitação do comércio, sendo considerada um "blueprint" para os procedimentos aduaneiros e modernos do séc. XXI. A Convenção conta atualmente com 133 Partes Contratantes e assenta nos princípios de transparência, previsibilidade, padronização, simplificação e uso intensivo à tecnologia da informação.

No âmbito da Agenda de trabalho aprovada, foram apresentados os temas sobre a temática da Convenção de Quioto Revista os quais suscitaram o interesse dos presentes seguindo-se os respetivos debates e troca de experiências. Salienta-se que foram analisados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos:

  • Convenção de Quioto Revista – anexo geral e anexos específicos 

  • Capítulo 7 do AG – Aplicação das tecnologias da informação – Portal único do comércio exterior – Siscomex

  • Anexo Específico J – Atuação da Administração Geral tributária em situação de emergência

  • Guia para a implementação dos programas de OEA e validação dos procedimentos de OEA

  • Integração das Alfândegas da Guiné equatorial na CPLP

  • Ambiente da Janela Única Aduaneira da União Europeia

  • A modernização dos procedimentos face à CQR

  • Revisão completa da CQR pelo Comité de Gestão da OMA

  • Controlo e procedimentos aduaneiros do Porto de Tibar

  • Capítulo 6 AG – Controlo Aduaneiro - Auditorias

 A agenda de trabalho contou, ainda, com a as seguintes visitas institucionais

  • Alfândega do Aeroporto de Guarulhos - setor de passageiros e setor de carga

  • Alfândega do Porto de Santos – visita ao setor CONFERE – Centro de Conferência Remota

  • Visita ao setor COV – Central de Operação e Vigilância

  • Visita ao Terminal de Contentores de Santos


 Esta reunião contou com uma ativa e interessada participação de todas as Delegações e dos Convidados presentes, com a confirmação dos bons resultados obtidos na execução do Programa PICAT e a vontade manifestada no reforço da continuação das ações, propiciadores do fortalecimento da Cooperação Aduaneira entre todos os países da CPLP, tendo sido alcançados os seus objetivos.

 

A reunião realizou-se no âmbito do calendário do programa multilateral do PICAT VII e das ações nele previstas para 2023, tendo sido realizada em modo presencial, na retoma da atividade pós-pandémica. Esta ação esteve a cargo da Direção de Serviços de Cooperação e Relações Institucionais, da Autoridade Tributária e Aduaneira, de Portugal, e do Secretariado Permanente das Alfândegas da CPLP, com a Coordenação da Dra. Deolinda Simões, membro do SP e Inspetora Tributária e Aduaneira da AT.

A publicação em Língua Portuguesa da CQR e das Diretivas, pode ser consultado integralmente no Site da OMA:


http://www.wcoomd.org/pt-pt/topics/facilitation/instrument-and-tools/conventions/pf_revised_kyoto_conv.aspx

E no Site das Alfândegas da CPLP:

https://alfandegas.cplp.org/legislacao/CQR/Paginas/default.aspx

Skip Navigation Links20230404