Brasil

A Secretaria da Receita Federal do Brasil disponibiliza o Guia do Viajante, que se trata de um completo manual destinado aos viajantes procedentes do exterior ou a ele destinados.

As informações podem ser encontradas facilmente, quase sempre associadas a ilustrações, tabelas e vídeos orientativos.

O Guia é dividido em três grandes áreas:

· Saída do Brasil: procedimentos que devem ser observados pelo viajante que está saindo do País, seja aquele que fará uma simples viagem de turismo, seja quem está se mudando definitivamente.

· Entrada no Brasil: concentra a principal fonte de informações ao viajante, consolidando todo o conteúdo que ele precisa saber para que não tenha problemas ao passar pela Receita federal quando retornar ao País. As principais dúvidas do viajante foram consideradas na elaboração de páginas que explicam didaticamente o que pode ser considerado como bagagem, o que pode ser incluído na cota de isenção, o que deve ser declarado à Receita Federal, dentre outros temas importantes.

· e-DBV: apresenta o sistema eletrônico que o viajante utilizará para apresentar sua declaração eletrônica de bagagem ou porte de valores à Receita Federal nas situações obrigatórias. Aqui poderão ser encontradas desde informações do que é uma e-DBV, quando declará-la, até um detalhado passo a passo de como utilizá-la.

O Guia do Viajante traz ainda uma área complementar, o “Saiba Mais”, municiando o usuário com informações que auxiliam o entendimento dos principais assuntos relacionados à bagagem. É o que se encontra nos ícones de Glossário, Legislação, Links Úteis e Publicações.

Além disso, o cidadão poderá consultar um valioso acervo de Perguntas e Respostas com casos reais e orientações precisas sobre como deve proceder em diversas situações de sua viagem.

O Guia do Viajante é um produto de excelência oferecido pela Receita Federal, orientando o viajante internacional com material de grande qualidade, de forma completa e com regras transparentes.

APP Viajantes

Além do guia, o sítio da Receita Federal ainda oferece o APP Viajantes, um aplicativo que pode ser instalado em smartphones ou tablets munidos dos sistemas operacionais Android ou IOS, que oferece os seguintes serviços:

·      Preencher e enviar a Declaração Eletrônica de Bens de Viajante (e-DBV). O preenchimento pode ser off-line, até mesmo durante um voo, mas a conexão com a internet será necessária no momento de transmitir a declaração.

·      Consultar a situação da e-DBV entregue.

·      Assistir a vídeos informativos.

  Consultar o serviço de Perguntas e Respostas, com diversas questões relevantes respondidas.

Skip Navigation LinksBagagem-Brasil